Visite Paris

Catedral de Notre-Dame-de-Paris

Tornada mundialmente famosa graças ao romance de Victor Hugo, a Catedral de Notre-Dame-de-Paris é um tesouro do patrimônio francês que se tornou uma das construções mais emblemáticas de Paris. Construida entre 1163 e 1245 na Île de la Cité, no 4° arondissement de Paris, ela é inteiramente dedicada à adoração da Virgem Maria. Trata-se de uma das mais antigas catedrais góticas do mundo e era uma das maiores do ocidente, quando foi construída. Portanto, uma visita obrigatória!

Uma grande dama da História

Durante os seus oito séculos de existência, Notre-Dame-de-Paris foi renovada diversas vezes e, com certeza, a restauração pós-turbulência revolucionária foi a mais controversa, uma vez que ela incorporou decorações e elementos inéditos. Tudo isso não impediu a Catedral de ser o palco de momentos importantes das histórias francesa e europeia. Assim, a coroação de Napoleão Bonaparte, a canonização de Joana d’Arc ou ainda o coroamento de Henrique VI da Inglaterra são parte dos diversos eventos históricos realizados na majestosa Notre-Dame. Ela mantém um lugar essencial na história contemporânea, uma vez que recebeu, sob as suas abóbadas, as celebrações pela libertação de Paris, na presença do General De Gaulle. Dessa forma, Victor Hugo não se enganou ao juntar sua história à História, no romance publicado em 1831.

Uma joia arquitetônica no coração de Paris

É difícil descrever em poucas palavras toda a riqueza arquitetônica da catedral, considerando como ela é impressionante. Alguns elementos se destacam no entanto, como é o caso das duas torres de 69 metros de altura que se encontram na fachada de Notre-Dame. Ao subir por essas torres, você poderá apreciar a fantástica vista panorâmica de Paris e também descobrir a torre dos sinos, onde se refugiava o famoso Corcunda de Notre-Dame,além de contemplar as gárgulas de perto. Visitar essas torres é um privilégio que se conquista com o esforço das pernas, uma vez que a catedral não possui elevadores. Você deverá subir os 387 degraus estreitos situados na entrada, do lado esquerdo. Mas é um esforço que vale a pena, considerando quão sublime é a vista!

Os tesouros no interior da Catedral

Visitar Notre-Dame não se limita a admirar a sua arquitetura, ainda que ela seja excepcional. O tesouro atual de Notre-Dame consiste, principalmente, em numerosas relíquias expostas no imóvel neogótico da Sacristia do Capítulo. Assim, os visitantes podem observar a Santa Coroa de Espinhos e um fragmento da Cruz de Cristo e também um prego da mesma. Outras peças, que sobreviveram aos saques e às destruições da Revolução ou que lhe são posteriores, estão igualmente expostas, como diversos manuscritos preciosos, peças de ourives e outros ornamentos sacerdotais que foram oferecidos pelos reis e papa que se sucederam ao longo dos séculos.

Visitar Notre-Dame-de-Paris

Para evitar uma fila de espera muito cheia e ter o privilégio de visitar a catedral sem disputar espaço com uma multidão, nós lhe aconselhamos chegar cedo, antes de 10 horas, pela manhã. A Catedral Notre-Dame-de-Paris fica aberta todos os dias de 7:45h às 18:45h (19:15h aos sábados e domingos).

Para os turistas que queiram conhecer a fundo a catedral e sua história, visitas gratuitas e guiadas em francês são organizadas todos os dias da semana: de segunda a sexta-feira de 14:00h às 15:00h ( exceto na primeira sexta de cada mês ) e aos sábados e domingos às 14:30h. Caso você não possa visitar a catedral nesses horários, a diocese deixa áudio-guias disponíveis para locação.

Maiores informações

http://www.notredamedeparis.fr
https://www.pariscityvision.com/pt/paris/lugares-marcantes-de-paris/notre-dame-de-paris

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *